Somos todos um pouco Chefs !!!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dia de Reis - O Bolo.

Essa tradição minha mãe aprendeu em São Paulo depois que mudou-se do interior.
Mas ela não colocava nem o anel nem moeda dentro , achava anti higienico. 
E a receita era de uma lata de leite condensado moça.
1 xícara (chá) de açúcar mascavo (mas ela colocava refinado).




Massa:

Bata a manteiga na batedeira até virar um creme. Adicione o açúcar mascavo e junte as gemas uma a uma, batendo sempre até que fiquem bem incorporadas à massa. Acrescente o LEITE MOÇA® em fio, sem parar de bater. Desligue a batedeira e misture a farinha de trigo peneirada junto com o fermento, as frutas cristalizadas e as passas. Por último, incorpore delicadamente as claras em neve. Asse em fôrma grande com furo central (25cm de diâmetro), em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 1 hora. Desenforme o bolo ainda quente.


Glacê:

Misture os ingredientes e despeje sobre o bolo. Decore com cerejas e folhinhas feitas com figo ou limão cristalizado.

Separe os ingredientes e deixe 1 hora em temperatura ambiente

Bata as claras em neve e reserve .
Ah!
Antes que perguntem, minha batedeira esta marcada 110 V, pois moro em Santa Catarina onde a rede é 220 V e se alguem for usar é para lembrar de colocar o transformador. Ela está comigo desde que casei , 27  anos , foi um presente de D. Erika , realmente foi dada com carinho.

Peneire o trigo com o fermento 

Olhe só porque , não é exagero vem uns granulos junto , faça isso mesmo.
Bata a manteiga com as gemas até ficar um creme e adicione o açucar , por último o leite condensado.
Eu usei essa novidade , o cremoso.



Segredinho , junte um pouco de farinha nas frutas e passas , elas não ficarão no fundo da  forma.


Como meus filhos não gostam , eu dividi a massa e coloquei chocolate.

misture bem

Asse a 180 C por uma hora

A cobertura para os meninos será com essa gostosura.

Ficou uma delicia!!!!

A tradicional com açucar de confeiteiro. Bom apetite.


Modo de PrepaMassa:Bata a manteiga na batedeira até virar um creme. Adicione o açúcar mascavo e junte as gemas uma a uma, batendo sempre até que fiquem bem incorporadas à massa. Acrescente o LEITE MOÇA em fio, sem parar de bater. Desligue a batedeira e misture a farinha de trigo peneirada junto com o fermento, as frutas cristalizadas e as passas. Por último, incorpore delicadamente as claras em neve. Asse em fôrma grande com furo central (25cm de diâmetro), em forno médio (180ºC), pre aquecido, por cerca de 1 hora. Desenforme o bolo ainda quente.

4 comentários:

chica disse...

Hmmmmmmm...Que delícia!!!beijos e ótimo fds,chica

Claudia disse...

Minha querida!
Como é que eu estava perdendo isto aqui? será que recebi aviso e não vi este blog tão especial? de qualquer forma, parabéns, está tudo de bom...bjs

Val Artes Digitais disse...

hummm que gostoso, já estou seguindo, venha conhecer meu cantinho tbm..bjsss

valartesdigitais.blogspot.com

Sol e Lua de Kaya disse...

Olá amo esse bolo, faço ele várias vezes por ano a pedidos dos amigos,rsrs.
Gostei muito conhecer seu espaço.
Venha me conhecer e se gostar fique por lá.
Beijos de chocolate.
Lua.