Somos todos um pouco Chefs !!!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Voce conhece essa arvore ?

Lá na minha terra é chamada de Bacaúva  mas seu nome  certo é : Acrocomia aculeata – macaúva, macaúba, macauveira, coco-de-espinho, macaíba


Dá pra fazer um sorvete , que sabor de infancia gente .......

É uma palmeira nativa brasileira, encontrada principalmente na floresta latifoliada semidecídua, desde o Pará até São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
Com altura até 15 m, a árvore é ornamental. Seus frutos são comestíveis, e de sua amêndoa se extrai um óleo fino semelhante ao da oliveira. Do miolo do tronco se faz uma fécula nutritiva, as folhas são forrageiras e têm fibras têxteis usadas para fazer redes e linhas de pescar. A madeira é usada em construções rurais.
Sua presença é indicativa de solos férteis.
O óleo da macaúba cada vez mais está sendo valorizado pelo mercado nacional e internacional, pois é refinadíssimo, tem valores nutricionais próximos ao azeite de oliva e seu potencial começou a ser descoberto pelas indústrias de cosméticos de alimentos.
Do processo de extração são obtidos dois tipos de óleo. O da polpa é esverdeado e aproveitado como biodiesel ou na indústria de cosméticos. Já o óleo da amêndoa, amarelado, é mais nobre, podendo ser consumido e também utilizado em produtos de beleza.


Um comentário:

Rosa Eliza disse...

Bom dia Silvinha,vim agradecer sua visita no meu blog de culinaria,seja bem vinda sempre.
Adorei seu blog,e as receitas são otimas.
Parabens.
Bjss com muito carinho.