Voltei ao trabalho essa semana e atendi nove pessoas até agora com o diagnóstico recente de diabetes.
Cheguei em casa comecei a olhar os e mails e vi um recadinho aqui no Blog também.
Acho que está na hora de eu me mexer e começar a falar sobre esse assunto.
Cheguei em casa comecei a olhar os e mails e vi um recadinho aqui no Blog também.
Acho que está na hora de eu me mexer e começar a falar sobre esse assunto.
Fazem 12 anos que eu trabalho com diabéticos, e se é uma coisa que eu tento é amenizar essa sensação do eu não posso!!!!
Pode, só que pode de maneira diferente.
Sempre associamos o açúcar ao afeto, tem até uma musica antiga do Chico Buarque/Nara Leão.
Mas não, o açúcar só acalma, pois mexe com a serotonina. E é muitas vezes associado a um presente, quando eu era criança, o chocolate era um baita presente , era muito caro, ganhava se só no Natal, Páscoa e os brigadeiros no dia do aniversário. Eu ganhava tb do namorado da minha irmã, quando eu fazia de conta que segurava vela ......
Meu filho há quase sete anos tem só a hipoglicemia, é crônica e ele não DEVE usar nenhum tipo de açúcar, mel, melado e cuidar com carboidratos.
Uso o deve desse jeito, pois, o não pode é alem de cruel, parece que desperta a vontade de...... fazer o contrário.
Tenho muitas receitas Diet, conforme vou testando vou postando.
Segue a que fiz ontem, usei o leite em pó La sereníssima desnatado é melhor na culinária que o Molico.
Ok, diet não é ruim, ele tem medida certa para ser usado, só amarga quando é demais, ou se usa o adoçante errado, e dieta dos diabéticos é a dieta certa para qualquer ser humano.
Nós comemos errado por opção, os bebes choram de 3 em 3 horas para mamar e nós fazemos com que eles aprendam as três refeições que a sociedade nos impôs, café, almoço e jantar.
Tudo errado e os bebes é que estão certos, todo ser humano deveria comer de 3 em 3 horas, come se pouco e alimenta se bem.
Nutre se. Comida é como remédio, é só saber usar.
Sempre a nosso favor nunca contra, sempre uso uma expressão forte para falar de diabetes, ela é uma arma descarregada quando controlada com alimentação correta, medicação e/ou insulina, mas cabe a nós, o cuidado de não colocar munição nela, para que no futuro ela atire em nós.....
Diabetes é uma disfunção não é doença, menopausa também é disfunção hormonal, nenhuma Senhora diz que esta doente disso!!!!
Mas a diabete é o "gatilho" para uma série de problemas de saúde, a falta desse hormonio, a Insulina, é que provoca alterações nas celulas que não conseguem absorver e metabolizar o açúcar ingerido, mas controlada podemos evitar as consequencias dela.
Sou voluntária da associação dos Diabéticos ADVALI .
Segundo a nutróloga e endocrinologista, há pessoas que sofrem de "sugar craving" (compulsão por açúcar) e apresentam um déficit de serotonina. "Essa falta de serotonina, indispensável às células cerebrais, impede a sensação de calma e estabilidade de humor. O tratamento é feito através de um medicamento que eleva o nível de serotonina no cérebro, dando uma sensação de saciedade. Médicos lembram que os "ataques" dos chocólatras costumam ocorrer à noite, quando são comuns as crises depressivas. Nove em cada dez mulheres não resistem a um doce -- não é à toa que o açúcar se transformou no grande vilão da balança. Os hormônios têm as sua parcela de culpa nessa história. Nos dias que antecedem a menstruação, quando os níveis de progesterona estão em alta, pode pintar uma certa carência e até garotas disciplinadas se rendem aos encantos das sobremesas. E funciona porque o açúcar aumenta a taxa de serotonina, substância que promove o bem-estar. O carboidrato também tem esse efeito, mas um docinho é sempre um prazer maior na hora de espantar a tristeza. Em quadros depressivos e de ansiedade ocorrem alterações do apetite: deixa-se de comer ou se tem à compulsão por doces. Aí a saciedade atuaria como compensação de frustrações ou perdas. A compulsão por doces é fisiológica, mas termina sendo emocional, pois as pessoas que tem 'sugar craving' sempre encontrarão "um conforto" nos doces para melhorar sua parte emocional, que poderá estar abalada."
2 comentários:
Olá Silvia, fiquei muito contente com atenção que vc. deu ao meu pedido, adorei sua postagem, está sendo de muita utilidade para mim.beijos
Oi, Sílvia! Agora vim te visitar aqui! Muito legal, com muitas dicas e receitas. Eu tenho diabetes, então adorei que tens receitas apropriadas para esses casos! Beijos, Sandra
Postar um comentário